O poder público não é o único responsável por destinar corretamente resíduos!
A responsabilidade é compartilhada por todos participantes na cadeia de geração. Os grandes geradores, como os de Serviços de Saúde, são obrigados a desenvolver e implantar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS estabelecendo fluxos para o correto descarte que inclui: segregação, acondicionamento, identificação, transporte interno, armazenamento temporário, tratamento, armazenamento externo, coleta e transporte externos e disposição final, de forma que todos os envolvidos tenham conhecimento do que deve ser feito, evitando assim, problemas econômicos, ambientais e sociais.
Infelizmente, nem todos fazem o gerenciamento dos resíduos e o resultado são acidentes como ocorrido na empresa Samarco, na cidade de Mariana em 2015 e, recentemente, na área da empresa Saturnia, na cidade de Sorocaba.
Devido a falta do correto gerenciamento colocam em risco a saúde da população que desconhece os efeitos de metais tóxicos e os danos ao meio ambiente. Gerenciar resíduos é cuidar de pessoas, evitar problemas econômicos, contaminação e poluição ambiental, ser responsável com os sistemas naturais e, mais ainda, pela manutenção dos seres vivos!
Comentários